Diferentes Tipos de Açúcar

Diferentes Tipos de Açúcar

Conheça os outros tipos de açúcar como, refinado, mascavo, demerara, açúcar orgânico e frutose. Saiba mais sobre suas propriedades e as quantidades de proteínas que cada um possui.

Açúcar refinado: é processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais.

Açúcar mascavo: extraído da cana de açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais.

Açúcar demerara: é um tipo de açúcar cristal, mas mais escuro porque não sofre processo de branqueamento. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.

Açúcar orgânico: no plantio da cana não são usados adubos nem fertilizantes químicos. O processo de industrialização é livre de cal, enxofre, ácido fosfórico, folímetro e outros elementos adicionados ao produto refinado. Além disso, a embalagem do produto é biodegradável. Tem valores nutricionais similares ao mascavo.

Frutose: é extraída das frutas e muitas vezes do milho. A frutose fornece a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado. A grande diferença é o seu "poder de adoçar", 33% maior que o açúcar comum.

Em 100 gramas de açúcar encontramos:

 

Refinado

Mascavo e demerara

Orgânico

Frutose

Energia

387 kcal

376 kcal

399 kcal

400 kcal

Carboidratos

99,90g

97,30g

99,3g

n/d

Vitamina B1

0mg

0,010mg

n/d

n/d

Vitamina B2

0,020mg

0,010mg

n/d

n/d

Vitamina B6

0mg

0,030mg

n/d

n/d

Cálcio

1,0mg

85mg

n/d

n/d

Magnésio

0mg

29mg

n/d

n/d

Cobre

0,040mg

0,300mg

n/d

n/d

Fósforo

2mg

22mg

n/d

n/d

Potássio

2mg

346mg

n/d

n/d

Proteína

n/d

n/d

0,5%

n/d


Fonte: Profª Dra. Sonia Tucunduva Philippi

Repare que entre o açúcar refinado e os ditos naturais (mascavo, demerara, orgânico e frutose) a energia fornecida é praticamente a mesma. A grande diferença é os naturais têm vitaminas e minerais e não passam por processos químicos, o que é ótimo para o organismo. http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/nutricaoesaude/ult696u64.shtml
http://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/pergunta_287168.shtml

Voltar

FOTOS DE DICAS